Significado de Enigmático

Enigático, em inglês enigmatic, em francês énigmatique, em alemão rätselhaft, é um adjetivo utilizado para qualificar algo obscuro, misterioso ou de difícil compreensão.

 

Etimologicamente, a palavra teve origem na década de 1620, a partir do latim aenigmaticus e do grego ainigmatikós. A palavra enigmático tem como base o vocábulo enigma, que segundo Aurélio Buarque de Holanda significa “jogo de espírito em que se propõe a decifração de uma coisa que é descrita em termos obscuros, ambíguos” e no sentido figurado refere-se à “frase obscura / coisa difícil de definir, de conhecer a fundo, de compreender”. Como ilustração, Friedrich Nietzsche a emprega da seguinte forma:

“Quem só tem o espírito da história não compreendeu a lição da vida e tem sempre de retomá-la. É em ti mesmo que se coloca o enigma da existência: ninguém o pode resolver senão tu!”

 

Como sinônimo de enigmático podemos utilizar as seguintes palavras: misterioso, inexplicável, incompreensível.

 

Curiosidade: a palavra enigma é mencionada 14 vezes na bíblia, sobretudo no livro de Juízes, onde Sansão lança um enigma em troca de trinta lençóis e trinta mudas de roupa para cada um dos presentes em seu banquete de casamento.

 

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


*


Parent page: Significado de Enigmático